Wednesday, December 11, 2019

Querem um treinador português, mas estão discutindo o nome errado

A contratação de um bom treinador é um processo complicado, meticuloso e capaz de radicalmente mudar os rumos de uma equipe. Lembremos das condições nas quais Jurgen Klopp assumiu o Liverpool, por exemplo, e como ele transformou aquele time no atual campeão europeu. A escolha de um novo comandante se torna óbvia, quando o timing de seu auge se alinha com uma grande oportunidade, mas às vezes, a escolha errada neste momento de ápice, pode causar grandes danos na carreira de um treinador. Pensando neste fenômeno, um nome vem em mente, o atual treinador do Monaco, Leonardo Jardim.

O treinador português virou sensação na temporada 16/17, após conduzir uma equipe muito jovem a um chocante título da Ligue 1, desbancando o todo poderoso PSG, e alcançando de forma surpreendente a semifinal da Uefa Champions League. Aquele time titular tinha:

Subasic
Sidibé
Jemerson
Gilik
Mendy
B. Silva
Fabinho
Bakayoko
Lemar
Mbappé
Falcão

João Moutinho.era boa opção no banco.

Naquele momento, Leonardo Jardim era o bola da vez, e o seu nome era cogitado em diversas equipes. Ele escolheu seguir no Monaco e viu este time espetacular ser dissimado na janela de verão. Qualquer trabalho de reposição era uma missão impossível. Sim, o time caiu demais, mas é injusto o criticá-lo de forma veemente pelo que aconteceu em seguida, diante destas cirscunstâncias.

Neste período de 2 anos e meio desde aquela temporada, o técnico português perdeu muito espaço no mercado, ele saiu e voltou do Monaco, tentando reconstruir algo que foi completamente demolido. Quem sobrou dqquele time? Ninguém.

Estamos vivendo um momento de contestação e incerteza em 2 times da Premier League, Everton e Arsenal. Ambos em busca de um novo comandante e sem grandes idéias sobre quem contratar. Se especula Vítor Pereira e David Moyes nos Toffees e no Arsenal a coisa é tão feia, que nem especulação se encontra. Olhando para essa cenário, só consigo imaginar o quão óbvio seria a procura pelo português, se estivéssemos nesta mesma situação 2 anos atrás. Acho até que o Everton precisaria de um certo convencimento para o trazer para o Goodson Park.

Se eu estou no comando de qualquer uma destas equipes, Leonardo Jardim seria o primeiro nome na minha lista. É fácil olhar agora para Mbappé, Bernardo Silva, Fabinho e outros, e dizer que os jogadores eram bons e diminuir o feito que ele conseguiu, mas devemos olhar para o contexto da época e reconhecer que se tornaram um grande time com ele.

Refletindo agora, não consigo me recordar de um treinador que tenha perdido tanto espaço, o seu trabalho foi ruim, mas existem óbvias justificativas para explicar esta queda tão grande. Não o isento de culpa da campanha pífia, que quase resultou no rebaixamento do Monaco, mas a responsabilidade maior é do clube, que vendeu toda a espinha dorsal daquela equipe.

Se é pra cogitar David Moyes, Marceliño Toral e Vitor Pereira deem uma chance ao Jardim, ele já mostrou do que é capaz em situações minimanente favoráveis ao seu trabalho, Everton e Arsenal podem conceder estas condições para ele.

No comments:

Post a Comment